domingo, 14 de abril de 2013

CURIOSIDADES

Ø O nome da cidade de Jaguaquara é um termo tupi que significa "toca de onça".

Ø  O cantor baiano Raul Seixas, considerado como um dos pioneiros do rock brasileiro estudou no Colégio Taylor Egídio na época em que funcionava em regime de  internato.

Ø  O nome popular da  Rua Coronel Álvaro Silva , é Rua do Triângulo  que recebeu este nome devido o lugar ser onde o trem-de-ferro fazia o retorno, formando a figura geométrica triangular.

Ø  Fundado em 1898, o Colégio Taylor Egídio, de base religiosa Batista é o mais antigo da cidade, 1898. Por volta de 1950 se instalou na cidade uma escola católica, o Colégio Luzia Silva dando início à rivalidade que imperou aí por muito tempo, com reflexos na política, entre católicos e protestantes. Essa disputa ficou ainda mais acirrada a partir de 1961 quando os padres Capuchinhos implantaram o Colégio Pio XII. A rivalidade entre católicos e protestantes foi boa para Jaguaquara, pois obrigou os religiosos a empreenderem sistemas de educação objetivando cooptar mais fiéis. Nas décadas de 60 e 70, a rivalidade entre os colégios Pio XII e Taylor-Egídio impulsionavam a juventude de Jaguaquara. 

Ø  A disputa entre os O Colégio Taylor Egídio, Luzia Silva e Pio XXI foi importante para o município, pois na época a cidade tinha as melhores condições de ensino da Bahia, dando a Jaguaquara o título de Cidade escola. Sendo que no caso do Taylor Egídio, muitos jovens saíam de Salvador para estudar em Jaguaquara em regime de internato.


Ø  A diversão masculina em Jaguaquara nas décadas de 60 e 70 era na Rua da Coréia, onde ficavam bares e casas de prostituição (o Bataclan de Jaguaquara), onde as conversas e conspirações eram animadas.

Ø  Jaguaquara é reconhecida nacionalmente como Cidade da Verdura, devido seu grande potencial em hortifrutigranjeiro que é escoado pelo CEAJA para todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário